Família

Família
a nossa família vai crescer

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O último comboio...


"O Jardim da Esperança" de Diane Ackerman...relata acontecimentos vividos durante a II Guerra Mundial por um casal polaco, directores do Jardim zoológico de Varsóvia. A história baseada nos diários e testemunhos de sobreviventes do terror do holocausto, toca nos corações de quem lê.
Os testemunhos deste horror que são necessários transmitir, para que não se apague da memória e da História, actos horrendos que se cometeram, em nome de uma perversão. É também necessário relatar os actos heróicos, de coragem que foram realizados para se salvarem de uma Inquisição Moderna.
Existe pois, um contraponto em todas as acções que realizamos. Se existem pessoas capazes de cometer crimes hediondos contra a Humanidade, também existem pessoas capazes das maiores feituras de coragem, tornando-se em mártires e heróis, pois o que é correcto e justo tem que ser feito!
Muitos desses heróis são movidos pela Fé, mas houve também outros que cumpriram essa missão tão louvável.
É uma dessas histórias que o livro relata e que eu não fui capaz de deixar passar ao lado...
Eis a breve narração: "Um médico e psicólogo, que dedicou a sua carreira e vida ao cuidado das crianças órfãs em Varsóvia, quando estas foram condenadas à exterminação por serem judias, ele decidiu “apanhar o mesmo comboio”. Sabia que embora não pudesse salvá-las daquele destino cruel, poderia acompanha-las para não sentirem-se tão sozinhas e desesperadas. Confortou-as com a sua presença, sentenciando a sua própria vida para que elas pudessem ter um amigo, em quem confiavam ao seu lado até ao fim..."

Sem comentários: